Primeira antena de internet 5G do sul do país é instalada em Londrina, em fase de testes. A instalação foi feita em área rural na Embrapa Soja, que impulsiona o avanço tecnológico para o campo.
Foto: José Fernando Ogura/AEN
O Governo Federal inaugurou a primeira antena de internet 5G do sul do país em Londrina, no norte do Paraná, nesta quinta-feira. O equipamento será usado para testes, de forma experimental, até que o leilão dessa nova frequência seja realizado. A antena foi instalada na área rural de Londrina, na área da Embrapa Soja. O espaço é conhecido por ser um polo de desenvolvimento tecnológico para o campo.
Os ministros da Agricultura e Comunicação e o governador Ratinho Júnior participaram dessa etapa que abre oficialmente a fase de testes. Outras duas cidades de São Paulo e Mato Grosso também receberam esse tipo de antena. Ao todo, o Governo Federal pretende instalar 20 equipamentos. O Tribunal de Contas da União vai votar ainda neste mês o edital do leilão do 5G. A expectativa é de que até a metade do ano que vem todas as capitais do Brasil já tenham essa tecnologia à disposição.
O governador Ratinho Junior afirmou que o 5G vai impulsionar a agricultura de precisão.
SONORA
O ministro da Comunicação, Fábio Faria, afirmou que todos os setores terão ganhos com essa nova tecnologia.
SONORA
Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, esse aumento na precisão é fundamental para a evolução do trabalho no campo.
SONORA
Repórter Juliana Sartori