Viver na rua é uma das situações mais complicadas e difíceis que um ser humano pode passar. 19 de agosto é Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Amanda Yargas traz um pouco da realidade e dos desafios enfrentados por essa população.
De acordo com o governo estadual, o Paraná tem quase 9 mil pessoas em situação de rua, sendo aproximadamente 520 mil em todo o país, segundo o Ministério da Cidadania.
O presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua, também coordenador do Movimento Nacional da População de Rua e conselheiro estadual de Direitos Humanos, Leonildo José Monteiro Filho, avalia que a situação é de responsabilidade da estrutura política e da falta de atendimento social.
SONORA
Além disso, ele ressalta que pessoas em situação de rua ainda sofrem com preconceitos profundos, como a associação com álcool e drogas, por exemplo.
SONORA
Apesar de existir um decreto nacional que trata das políticas públicas para as pessoas em situação de rua, o promotor de Justiça Thimotie Heemann, do Ministério Público do Paraná, lembrou que muitos municípios não têm políticas adequadas, e que é preciso começar pelo atendimento dos direitos humanos fundamentais.
SONORA
E mesmo com números já alarmantes de pessoas em situação de rua, o presidente Leonildo Filho conta que esses números estão subestimados e a realidade é ainda mais preocupante.
SONORA
Amanda Yargas