Economista avalia quais fatores vão influenciar a economia brasileira nos próximos meses, entre pontos positivos e negativos.
Entre os movimentos que vão impactar a economia nos próximos meses, o economista Daniel Alberini destaca quatro pontos principais.
O primeiro deles é a reforma tributária, que deve injetar mais dinheiro na economia.
SONORA
Ele considera que a tributação de dividendos pode diminuir o interesse dos investidores por um lado, mas por outro, vai haver uma redução na alíquota efetiva de pagamento de imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido.
SONORA
Outro ponto de influência é o ESG, uma sigla que se refere a boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa de um negócio. Ele alerta que muitas companhias têm usado o termo apenas na comunicação, sem mudar sua postura real. Além disso, a longo prazo, a chamada onda verde deve impactar nos investimentos em indústrias que são mais poluentes por sua própria característica, como a do petróleo por exemplo.
SONORA
A taxa de juros no Brasil vem aumentando, o Banco Central fez uma elevação de 1%, o que levou a taxa a 5,25%, a expectativa é de que novas elevações fechem a taxa entre 7 e 7,5 % ao ano até o final de 2021.
SONORA
Ele avalia ainda que no campo social e político, a vacinação e as eleições serão fatores que vão influenciar nos rumos econômicos brasileiros.
SONORA
Amanda Yargas