Nesta segunda-feira é o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla, doença que afeta a atriz Cláudia Rodrigues. Diagnóstico precoce pode barrar avanço da doença e garantir qualidade de vida.
A Esclerose Múltipla é uma doença progressiva que afeta o sistema neurológico. Ela é autoimune, o que significa que as células de defesa do corpo atacam o próprio sistema nervoso, como se ele fosse um organismo invasor, causando lesões no cérebro e na medula, como explica o neurologista Henry Sato.
SONORA
De acordo com o médico, é importante estarmos atentos a sintomas que possam indicar problemas neurológicos, e procurar atendimento para um diagnóstico adequado.
SONORA
Segundo dados do SUS, cerca de 40 mil brasileiros sofrem com essa condição, que não tem cura, mas tem tratamento. Durante a pandemia a procura por cuidados médicos caiu e o neurologista diz que isso pode tardar a identificação da esclerose múltipla, fazendo com que o quadro do paciente fique mais grave, já que o tratamento barra o avanço da doença.
SONORA
Amanda Yargas