Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados discutem em plenário projeto de combate à pobreza menstrual no Paraná

Por Redação. Publicado em 30/08/2021 às 08:14.

Deputados discutem hoje em plenário projeto de combate à pobreza menstrual no Paraná.//

Paraná está em zona de alerta sobre taxa de ocupação de leitos para Covid, diz Ministério da Saúde.//

Festas clandestinas com centenas de pessoas tomam conta da Grande Curitiba no fim de semana.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Manhã

Os deputados estaduais começam a debater em plenário, nesta segunda-feira (30), o projeto de lei que trata do fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e unidades básicas de saúde. Apresentado por diversos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná, a proposta visa o combate à pobreza menstrual, e cria mecanismos para fornecer absorventes higiênicos às adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social. A proposta determina ainda que o Poder Executivo possa receber doações de absorventes higiênicos de órgãos públicos, sociedade civil, ONGs, e iniciativa privada para distribuição gratuita.

O Ministério da Saúde informou neste domingo, que 20 Estados do País registraram uma taxa de ocupação de leitos para covid-19 inferior a 50% – índice considerado normal – pela primeira vez desde o começo da pandemia, em março do ano passado. O índice se refere tanto a leitos clínicos quanto para UTI. Mas o Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul estão em uma zona de alerta sobre taxa de ocupação de leitos para Covid, com taxa de ocupação entre 51% e 69%.

Festas com aglomerações de pessoas foram localizadas pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana durante a operação em Curitiba entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. Cerca de 1.500 pessoas foram dispersadas em vários pontos da cidade. Seis estabelecimentos comerciais foram fechados e 18 autuações administrativas lavradas pelos agentes municipais que acompanharam a operação. Festas e aglomerações em estabelecimentos comerciais também foram flagradas na região metropolitana. Em Araucária, cerca de 300 pessoas foram abordadas em açãos em bares, restaurantes e casas noturnas. Em Piraquara, uma festa com mais de cem pessoas foi dispersada.