Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Feriado da independência é marcado por manifestações contra e a favor do governo Bolsonaro

Por Jornalismo. Publicado em 08/09/2021 às 10:00.

Feriado da independência é marcado por manifestações contra e a favor do governo Bolsonaro//

31 cidades do paraná sofrem com a crise hídrica//

Turismo movimenta litoral e Foz do Iguaçu com mais visitantes do que o esperado//

 

 

Manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro aconteceram nesta terça-feira (07), feriado da independência em diversas cidades paranaenses.
As manifestações favoráveis ao presidente criticaram a atuação do Supremo Tribunal Federal, que segundo os manifestantes, impedem o presidente de governar, e também a atuação do Congresso Nacional. Além disso, se posicionaram por liberdade, pelo voto impresso, e pela criminalização do comunismo.
As manifestações a favor de Bolsonaro foram marcadas por carreatas e buzinaços, mas houve registros de aglomerações e manifestantes sem máscaras.
Já as manifestações contrárias ao governo pediram o Impeachment do presidente, e criticaram o suposto envolvimento de Jair Bolsonaro e sua família em esquemas de corrupção, além do alto custo de vida no país e a fome. Também manifestaram apoio à CPI da Covid, à vacinação e à soberania das instituições democráticas.

 

31 cidades do paraná sofrem com a crise hídrica. 18 já tem racionamento de água e 13 estão em estado de alerta. As duas regiões que enfrentam uma situação mais grave são a região metropolitana de Curitiba e a própria capital e também o oeste do estado. Em cascavel, agricultores chegaram a abandonar plantações e a criação de animais porque a água dava apenas para o consumo próprio.
Segundo a Sanepar, 13 cidades paranaenses estão em alerta pela seca: Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Quatiguá, Siqueira Campos, Carlópolis, Jacarezinho, Goioerê, Iretama, Medianeira, Catanduvas, Três Barras do Paraná e Santa Tereza do Oeste.
Em 18 municípios há racionamento de água: Curitiba, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Colombo, Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Mandirituba, Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Itaperuçu e Rio Branco do Sul.

 

E o turismo voltou a movimentar o Paraná. O litoral recebeu quase 1,5 milhão de visitantes neste feriado prolongado. A ocupação no setor hoteleiro chegou à média de 90%. A estimativa é da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral). Já em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, o feriado superou a expectativa de público.
O Parque das Aves recebeu 11 mil visitantes, enquanto na Itaipu Binacional foram 7 mil. O destino mais visitado foi, claro, o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas, com 19 mil pessoas.