Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa vai avaliar prevalência de Covid-19 em moradores de Curitiba

Por Redação. Publicado em 10/09/2021 às 08:06.

Pesquisa vai avaliar prevalência de Covid-19 em moradores de Curitiba.//

Paralisação de caminhoneiros não afeta abastecimento de combustível e alimentos no Paraná.//

Paraná registra aumento de 13,5% no número de drogas apreendidas.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã

O Paraná não teve desabastecimento de combustíveis em função da paralisação de caminhoneiros registrada nas rodovias de todo o país. É o que afirmou ontem o Paranapetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Paraná) por meio de nota. De acordo com a entidade, “o que pode ocorrer são casos pontuais em alguns postos”. O sindicato pede que os consumidores evitem uma corrida aos postos, o que poderia afetar o abastecimento e provocar aumento de preços.

No primeiro semestre de 2021, o Paraná teve um aumento de 13,5% na quantidade de drogas apreendidas (maconha, cocaína e crack), se comparado ao mesmo período de 2020. De acordo com o balanço da Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a junho deste ano foram apreendidas 134 toneladas dessas drogas. Em 2020, no mesmo período, foram 118 toneladas. O relatório aponta a quantidade de drogas apreendidas em cada um dos 399 municípios do Estado. A maconha, como em outros semestres, foi a mais interceptada. Ao todo foram 131 toneladas, 13,6% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Só no município de Toledo foram 17 toneladas. Em Foz do Iguaçu, as forças policiais retiram de circulação 13,7 toneladas, e em Cascavel, 8,8 toneladas de maconha.

Curitiba foi uma das cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, um estudo nacional em parceria com o IBGE para verificar o predomínio da infecção pelo novo coronavírus nas principais cidades do país. A pesquisa já está em andamento e vai até o dia 30 de setembro. Pesquisadores vão até os imóveis das pessoas selecionadas. A Secretaria Municipal da Saúde orienta para que os moradores selecionados participem da pesquisa. As informações obtidas poderão nortear a tomada de decisões no controle da pandemia de acordo com o cenário de cada região.