Testes realizados na capital paranaense mostram que remédio poderá ser uma alternativa no tratamento da doença.
Por Marinna Prota
Um medicamento que vem sendo testado pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) revelou resultados positivos contra a Covid-19. O remédio chamado de molnupiravir tem sido utilizado em um grupo de voluntários e 50% daqueles que receberam a droga tiveram redução na hospitalização ou morte pela doença, quando comparados aos pacientes que receberam o placebo.
A informação foi divulgada, pelos pesquisadores que desde outubro do ano passado participam de um estudo internacional sobre os efeitos do uso do remédio. Os testes foram realizados em vários centros do mundo e em sete locais no Brasil.
Segundo o hospital de clínicas até o momento, mais de 700 pacientes no mundo participaram da pesquisa. O molnupiravir foi indicado para pessoas com até cinco dias de sintomas da covid-19. Das oito mortes ocorridas em 29 dias do início da doença, nenhuma foi no grupo de pessoas que usaram a droga, em comparação com aqueles que usaram placebo.
O medicamento é produzido pela farmacêutica MSD. O antiviral, de uso oral, inibe a replicação do vírus, bloqueando a síntese do RNA viral. No entanto, por estar em fase de testes, a droga ainda não teve o uso liberado no Brasil e não está sendo vendida nas farmácias.