Estudo do Butantan revela como se comportou o coronavírus no Brasil.//
565 mil vagas temporárias devem ser abertas até o fim de 2021 em todo país.//
Paraná prepara regionais para o fim da cobrança dos pedágios das atuais concessionárias.///
As informações com Jomar Valença.
Giro de Notícias Tarde
Um estudo do Instituto Butantan divulgado hoje conseguiu revelar a dinâmica de introdução do coronavírus no Brasil. Isso foi possível a partir do sequenciamento de 3.866 genomas do vírus coletados em todos os estados brasileiros entre fevereiro de 2020 e junho de 2021. De acordo com as análises, o país teve um papel importante na disseminação do vírus em países vizinhos e no mundo. O Paraná aparece na análise por conta da variante Zeta, que se imaginava oriunda do Rio de Janeiro. No entanto, o levantamento aponta que ela se originou no estado paranaense no final de agosto de 2020. De acordo com o estudo, a região Sudeste foi a maior contribuinte de trocas virais para outras regiões, com 40% dos movimentos virais. Em seguida está a região Norte, com 25%.
Cerca de 565 mil vagas temporárias devem ser abertas até o fim de 2021 em todo país. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário nos meses de outubro, novembro e dezembro, por conta das festas de Natal e Réveillon, há um número maior de vagas temporárias abertas para atender a demanda crescente. A previsão de abertura de vagas neste ano supera em quase 100 mil oportunidades a mais do que no mesmo período do ano passado.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) reuniu nesta semana as cinco superintendências regionais para uma reunião de trabalho sobre o fim dos pedágios do Anel de Integração. Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas encerram à meia noite do dia 26 de novembro, enquanto os contratos da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terminam no dia seguinte, à meia noite do dia 27 de novembro. Os detalhes sobre a transição para o primeiro dia sem cobrança de tarifas serão amplamente divulgados nas próximas semanas. Com o fim das concessões, as rodovias federais do Paraná voltam a ser administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e as rodovias estaduais permanecem sob responsabilidade do DER. Para garantir a continuidade dos serviços rotineiros de conservação do pavimento das rodovias, o DER publicou um edital licitando a contratação deste serviço, dividido em cinco lotes, de acordo com as suas regionais.