O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da doença, que pode causar deformidades
Por Fernanda Nardo
A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar múltiplas articulações e outros órgãos, e que por motivo ainda desconhecido, leva as células de defesa a reconhecerem o próprio organismo como patogênico, passando a atacá-lo. Segundo a médica reumatologista e chefe do serviço de reumatologia da UFPR, Carolina Muller, mesmo que a medicina ainda não saiba exatamente o que causa da artrite, acredita-se que pode haver uma predisposição genética, além disso, o tabagismo e infecções bucais também são fatores de risco. Ela destaca alguns sinais de alerta para a doença.
SONORA
A artrite reumatóide acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. A médica explica que o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para conter a doença, contribuindo para que ela não comprometa as articulações, os ossos, e até mesmo a saúde dos olhos, nervos e pulmões.
SONORA
O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica, histórico do paciente, além de exames como radiografias e de sangue também podem ser solicitados. Segundo a médica, como a origem da artrite reumatoide não é plenamente conhecida, é muito difícil falar em prevenção.
SONORA