Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TCE mantém proibição de participação de atuais concessionárias em leilão dos novos pedágios

Por Jornalismo. Publicado em 04/11/2021 às 09:00.

TCE mantém proibição de participação de atuais concessionárias em leilão dos novos pedágios.//

Anvisa recebe novas ameaças por vacinação de crianças contra covid-19.//

Toledo começa recrutamento de pacientes para nova pesquisa da Pfizer.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná decidiu manter medida cautelar do último dia 28, que proibiu as atuais concessionárias de participarem dos futuros leilões para novos pedágios no Estado. O Pleno do Tribunal homologou a decisão, que levou em conta o fato dos atuais contrato não terem sido cumprido integralmente, com 28 obras não concluídas. As atuais concessões terminam no final deste mês e um novo leilão está previsto para o final de 2022.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a receber ameaças por causa da possibilidade de autorização da vacinação de crianças contra a covid-19. Na semana passada, diretores da agência já tinham sido ameaçados por esse motivo. Segundo comunicado, as novas ameaças foram enviadas por meio de correspondência eletrônica na última sexta-feira. A mensagem foi direcionada a diretores e servidores da agência. A Anvisa informou que acionou as autoridades responsáveis, como o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, para investigar o caso. O tema chamou a atenção na semana passada quando a autoridade sanitária dos Estados Unidos aprovou o uso da vacina da Pfizer-BioNTech em pessoas com idade entre 5 e 11 anos.

A Secretaria de Saúde de Toledo, no oeste do Paraná, começou nesta quarta-feira o recrutamento de moradores para participarem de uma nova pesquisa da Pfizer. O estudo está cadastrando pessoas com sintomas suspeitos da Covid-19 e irá acompanhar a evolução do quadro. De acordo com os pesquisadores, será por meio da análise do comportamento dos casos que surgirem na cidade, que será feita a relação de efetividade da vacina. Para participar da pesquisa é necessário apresentar os sintomas suspeitos da doença e comparecer ao Pronto de Atendimento Municipal. Na unidade, o paciente será convidado a participar do estudo e precisará preencher um prontuário, que será observado remotamente por um ano.