Aprovado esta semana no Reino Unido, o molnupiravir, será utilizado para tratar pacientes infectados pela covid. O HC teve um papel importante na pesquisa.
Por Fernanda Nardo
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná participou da pesquisa do medicamento molnupiravir, a primeira pílula antiviral por via oral aprovada no mundo para o tratamento de Covid-19. O medicamento, liberado no Reino Unido, atua na replicação do vírus, impedindo que ele se multiplique. A recomendação é que o produto seja usado o mais rapidamente possível após um diagnóstico positivo da doença e cinco dias após o início dos sintomas. A infectologista do Complexo do Hospital das Clínicas, Mônica Gomes, explica como a pesquisa foi feita no HC.
SONORA
De acordo com a infectologista, o centro de pesquisas do HC foi o que mais incluiu pacientes no estudo do molnupiravir no Brasil.
SONORA
A Agência Reguladora do Reino Unido liberou o comprimido para uso em pessoas com covid leve a moderado e pelo menos um fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como obesidade, idade avançada, diabetes ou doenças cardíacas.