Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governador assina novo decreto estendendo emergência hídrica para todo o Paraná

Por Comunicação. Publicado em 23/12/2021 às 15:39.

Governador assina novo decreto estendendo emergência hídrica para todo o Paraná.//

Paraná perde espaço no turismo de lazer, mas se consolida no de negócios, segundo pesquisa.//

‘Papai Noel’ morre em acidente após fazer entrega de brinquedos, no interior do Paraná.//

Com Jomar Valença

 

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na quarta-feira novo decreto estendendo emergência hídrica para todo o Paraná. O documento autoriza as companhias de saneamento a implantarem rodízio nas cidades em que o sistema de abastecimento está comprometido pela estiagem. O decreto tem validade de 180 dias. Além de priorizar a água para abastecimento público, o decreto orienta os usuários a reduzirem o consumo, fazendo uso racional da água. A partir desta quinta-feira (23), a Sanepar suspende temporariamente o rodízio no abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. A programação de rodízio retornará em 4 de janeiro. Estão em rodízio no Norte Pioneiro as cidades de Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Carlópolis. No Sudoeste, o rodízio é aplicado em Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos. Estão em situação de alerta algumas cidades no Norte Pioneiro e Noroeste do Estado.
**
A empresa de aluguel de carros Localiza, divulgou recentemente o relatório “Tendências de Mobilidade e Viagem no Brasil”. Segundo a pesquisa, o Paraná perdeu espaço neste ano (na comparação com o ano passado) como destino de viagens a lazer. Em 2020, por exemplo, o Paraná aparecia no levantamento como o 6º destino mais escolhido entre os entrevistados para viagens a lazer, com 11,2% da preferência. Já em 2021, esse porcentual caiu para 7,7%, o que fez o estado aparecer no levantamento como o 13º destino mais escolhido. Já com relação às viagens a trabalho, o Paraná havia sido citado por 12,4% dos entrevistados em 2020. Neste ano, o estado foi citado como destino de viagens corporativas por 13,8% das pessoas consultadas.
**

Um servidor da prefeitura de Mercedes, no oeste do Paraná, que estava trabalhando como Papai Noel, morreu em um acidente entre duas motos, na noite de quarta-feira (22). Uma outra pessoa também morreu no acidente. A prefeitura informou que o servidor Márcio Rockenbach, de 46 anos, tinha acabado de fazer uma entrega de brinquedos em um evento do município, quando o acidente aconteceu. A prefeitura decretou luto de três dias pela morte do servidor.