Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Doses infantis de vacina contra covid chegam ao Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 14/01/2022 às 09:03.

Doses infantis de vacina contra covid chegam ao Paraná.//

Curitiba aperta restrições a estabelecimentos por conta da covid e da gripe.//

Falsa médica é presa em Coronel Vivida.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – manhã


O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira que enviou 60 mil vacinas com a dose infantil ao Paraná. A chegada ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ocorreu nesta sexta-feira (14), às 7h50.
Segundo a Secretaria da Saúde, as doses vão ser encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e descentralizadas aos municípios com agilidade.

 

Com o crescimento de 1.204,2% no número diário de novos casos de covid desde o começo do ano, e com epidemia de gripe confirmada, a prefeitura de Curitiba decidiu aumentar as restrições na cidade. Pelos próximos 7 dias, a capital Paranaense mantém a bandeira amarela e limita a ocupação dos espaços a 70% da capacidade.

 

Em Coronel Vivida uma mulher que se passava por médica e atendia pacientes em uma Unidade de Saúde foi presa nesta quinta-feira. Segundo a polícia, ela atuou durante 4 meses na Unidade Básica de Saúde e chegou a atender mais de mil e quatrocentas pessoas. Ela utilizava o CRM de uma médica de Ponta Grossa que tinha o mesmo primeiro nome que ela e quando chegavam casos mais graves direcionava o atendimento para o profissional que é realmente médico.
A investigação começou por denúncia de colegas de trabalho que desconfiaram da atuação da falsa-médica. A mulher, que é de Londrina, tem formação como técnica em química e foi recepcionista em clínicas médicas. Por conhecer as rotinas de trabalho, tentou se passar por médica recrutando medicamentos e pedindo exames. Ela pode responder pelos crimes de exercício ilegal da medicina e estelionato.