Uma onça pintada jovem apareceu em frente a uma das câmeras de monitoramento do Parque Iguaçu. Esta é a primeira vez que ela é vista na reserva.
por Amanda Iargas
Uma nova onça foi identificada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O macho filhote foi filmado por um dos 60 pontos de monitoramento instalados no parque enquanto cheirava uma árvore da espécie peroba-rosa, que é usada como arranhador por outras onças. O local também provoca a curiosidade de outros animais do parque e a armadilha fotográfica já flagrou por ali cutias, jaguatiricas, catetos e até um tamanduá-bandeira.
A trama de manchas da onça pintada funciona como uma impressão digital e permitiu perceber que esse animal não era nenhuma das onças vistas anteriormente nem do lado brasileiro nem do lado argentino do parque.
De acordo com a coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, a bióloga Yara Barros, o avistamento deste animal mostra que o ambiente está saudável.
SONORA
O nome do felino está em votação. As opções são de origem Tupi: Caapuã (aquele que vive no mato) ou Apoena (aquele que enxerga longe).
A estimativa é que atualmente vivam entre 76 e 106 onças no corredor verde formado pelo parque brasileiro e o argentino, sendo 24 delas habitantes do lado de cá da fronteira.
Em 12 anos, o número de onças na reserva dobrou, já que a população estimada em 2008 era de 50 animais.