Novo episódio do AerpCast discute a credibilidade do rádio e quais os riscos que ameaçam a confiança do meio. Especialistas dão dicas para os profissionais de como garantir que o rádio permaneça o veículo em que a população sempre pode confiar para se manter informada.
No episódio 3 do AerpCast, o assunto é a ligação entre o rádio e a credibilidade. No último dia 13 de fevereiro, que foi o Dia Mundial do Rádio, a Unesco definiu como tema para a festa deste ano “Rádio e Confiança”. Meio de comunicação centenário, o rádio vem se adaptando às mudanças tecnológicas e se mantém como um veículo firme e confiável, alcançando as áreas mais remotas do país. Nessa longa trajetória, a frase popular “É verdade, deu no rádio” continua válida! De acordo com estudo mais recente da Kantar Ibope, 69% dos brasileiros confiam no rádio para se manter informados.
Segundo os entrevistados do episódio, a confiança do rádio é resultado de vários fatores, entre eles o fato de que “as pessoas precisam de calor e proximidade, que é o que o rádio oferece. O que faz o rádio ser muito especial é esse caráter próximo e humano”, analisa a pesquisadora da Universidade Federal de Ouro Preto, Debora Cristina Lopez. No entanto, ela lembra que essa proximidade também pode trazer problemas e fragilidades. O jornalista e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Artur Ferrareto, acredita que o rádio precisa criar espaços de diálogo na sociedade e ter profissionais bem preparados. Ele também fala que o período atual pode trazer ameaças ao meio: “Vivemos num momento de fragilidade da democracia e instabilidade econômica, e neste cenário o rádio também fica ameaçado”, afirma. No episódio, os profissionais sugerem várias reflexões aos profissionais interessados em fazer com que a informação no rádio seja benéfica para a sociedade e fortaleça a confiabilidade do meio. Além disso, eles também analisam as dificuldades que o rádio deve enfrentar neste ano eleitoral.
#Rádio é Tudo
Na coluna com Daniel Starck, do portal tudoradio.com, os destaques são as mudanças no mercado de rádio de São Paulo, uma marca histórica alcançada pela audiência radiofônica do Rio de Janeiro e uma fato curioso ocorrido no Estados Unidos.
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