Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cerca de metade das crianças que passam por diálise não precisaria do procedimento

Por Jornalismo. Publicado em 09/03/2022 às 17:50. Atualizado em 11/03/2022 às 13:42.

A normalização de sintomas como o xixi na cama e infecções urinárias em crianças acaba fazendo com que problemas do trato urinário passem despercebidos. A busca por atendimento médico geralmente chega quando o problema já é grave.

por Amanda Yargas

 

Um em cada dez adultos sofrem com a doença renal crônica. Mas ela pode atingir também as crianças. Os rins possuem função de filtragem e por isso, se estiverem desregulados, podem afetar o funcionamento do organismo como um todo, como explica a nefropediatra, Dra. Rejane Bernardes.

SONORA

Nos adultos, a doença renal crônica geralmente é resultado de diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Mas na infância, quase 50% dos casos de tem como causa malformações e disfunções do trato urinário. Por isso a especialista indica que não se deve ignorar sintomas.  

SONORA

Segundo a doutora, uma quantidade muito elevada de pacientes infantis acabam precisando de diálise porque o atendimento médico é procurado tarde demais.

SONORA

Entre os sintomas que devem provocar a atenção dos tutores está a dificuldade no desfralde, infecções urinárias, a incontinência urinária noturna ou diurna.