Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O papel da atividade física na prevenção de doenças crônicas

Por Comunicação. Publicado em 15/03/2022 às 08:00.

Este tipo de doença é responsável por 74% das mortes no mundo; rotina de exercícios pode ajudar a diminuir uso de medicamentos contínuos, mas acompanhamento médico é fundamental

Por Fernanda Nardo

 

As doenças crônicas não transmissíveis representam sete das 10 principais causas de mortes no mundo. Muitas vezes evitáveis com estilo de vida saudável, doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes correspondem a 73,9% dos óbitos mundiais e a mais de 50% das mortes no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam ainda que esses problemas de saúde são responsáveis por 62% dos anos de vida perdidos por incapacidade. Problemas com a saúde levaram o bancário Bernardo Tavares, 33 anos, incluir na sua rotina a musculação e o treino funcional. Durante um check up, ele mesmo praticando corridas leves, viu que os resultados dos exames saíram bem alterados.

SONORA

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, indica que o índice de mortes por doenças cardíacas e diabetes cai 40% e o de câncer diminui 28% para quem realiza regularmente atividades de força associadas às aeróbicas. O médico do esporte Pedro Murara, do Hospital Marcelino Champagnat, ressalta que perceber índices como colesterol e glicemia aumentados ou pressão alta caba muitos vezes funcionando como motivador para que o paciente procure hábitos de vida mais saudáveis.

SONORA

Entre um dos esportes mais democráticos está a corrida, que vem ganhando espaço já há alguns anos e na pandemia o crescimento do esporte foi ainda maior. No entanto, especialistas alertam que alguns cuidados são necessários antes de investir em corridas e caminhadas. Como explica o ortopedista, Fabiano Kupczik.

SONORA