Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Saúde: dicas para escolher um plano e evitar dor de cabeça

Por Comunicação. Publicado em 17/03/2022 às 12:05.

Operadoras lideram reclamações junto ao Idec; especialista orienta desde a hora da contratação até problemas com negativa de cobertura, que é uma das principais queixas.

Por Fernanda Nardo

Os problemas relacionados a planos de saúde voltaram a crescer e passaram a liderar o ranking de reclamações e atendimentos em 2021, conforme uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Do total de queixas registradas pelo Idec, quase um quarto delas (24,9%) são referentes aos planos de saúde. A advogada especializada em Direito Médico e à Saúde Melissa Kanda, orienta que o usuário busque informações da operadora no site e na ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, antes de fechar o contrato.

SONORA

A principal queixa relacionada aos planos de saúde diz respeito aos reajustes abusivos, 27,4%. Além disso, os consumidores também reclamaram da negativa de cobertura pelos planos de saúde (16,2%). A advogada explica como proceder neste caso.

SONORA

A especialista destaca que ainda existem muitos usuários de planos de saúde antigos ou não regulamentados, contratados antes de janeiro de 1999, e que não têm a obrigatoriedade de seguir toda a regulamentação da ANS, diferente dos contratos firmados após esta data. Segundo Melissa, esses planos antigos acabam gerando muita dor de cabeça aos usuários que precisam muitas vezes buscar na justiça o direito a diversos procedimentos e medicamentos.

SONORA