Operadoras lideram reclamações junto ao Idec; especialista orienta desde a hora da contratação até problemas com negativa de cobertura, que é uma das principais queixas.
Por Fernanda Nardo
Os problemas relacionados a planos de saúde voltaram a crescer e passaram a liderar o ranking de reclamações e atendimentos em 2021, conforme uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Do total de queixas registradas pelo Idec, quase um quarto delas (24,9%) são referentes aos planos de saúde. A advogada especializada em Direito Médico e à Saúde Melissa Kanda, orienta que o usuário busque informações da operadora no site e na ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, antes de fechar o contrato.
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A principal queixa relacionada aos planos de saúde diz respeito aos reajustes abusivos, 27,4%. Além disso, os consumidores também reclamaram da negativa de cobertura pelos planos de saúde (16,2%). A advogada explica como proceder neste caso.
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A especialista destaca que ainda existem muitos usuários de planos de saúde antigos ou não regulamentados, contratados antes de janeiro de 1999, e que não têm a obrigatoriedade de seguir toda a regulamentação da ANS, diferente dos contratos firmados após esta data. Segundo Melissa, esses planos antigos acabam gerando muita dor de cabeça aos usuários que precisam muitas vezes buscar na justiça o direito a diversos procedimentos e medicamentos.
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