Consumo em restaurantes sobe no Paraná mas faturamento cai.//
Homens são presos no litoral por extração ilegal de palmito Juçara.//
Mãe solo vai receber aluguel social por dois anos da Prefeitura de Curitiba.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
Restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Paraná registraram queda de 2,3% no faturamento em janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2021. Considerando a inflação do período, o aumento real do valor gasto em supermercados cresceu 1,8%. Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam crescimento de 2,6% na quantidade de vendas. O levantamento é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo.
Dois homens foram presos em uma região rural de Guaratuba, no litoral paranaense, em um acampamento para extração ilegal de palmito Juçara. Essa espécie de palmito está na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente. A polícia chegou até o local por meio de denúncias.
Uma mulher que mora com o filho de 10 anos ganhou o direito a um aluguel social, que deve ser pago pela prefeitura de Curitiba por dois anos. Ela está desempregada e com aluguéis atrasados desde o começo deste ano. Eles sobrevivem com benefício de 400 reais do governo federal e não tem familiares que possam ajudar financeiramente. Além disso, a casa em que estavam morando estava correndo risco de desmoronamento. Segundo a Defensoria Pública do Estado do Paraná, que solicitou o benefício na Justiça, o direito à moradia é um direito fundamental previsto na constituição e a lei que determina o programa de aluguel solidário está há 7 anos sem regulamentação na cidade.