A Associação dos Radiodifusores do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT/PR) expressam profundo pesar pela morte do político e radialista Ivo Thomazoni, aos 90 anos, ocorrido no final de semana, em Curitiba.
Thomazoni nasceu em 1931, em Santa Catarina, mas foi no Sudoeste paranaense onde se estabeleceu, vivendo em Francisco Beltrão e, depois, em Pato Branco. Como jornalista da Rádio Colmeia de Pato Branco – que mais tarde passou a ser Rádio Celinauta – teve papel ativo no movimento que resultou na chamada Revolta dos Colonos ou Levante dos Posseiros, em 1957, acontecimento político, econômico e social que tomou vários municípios da região.
Thomazoni, através da Radio Colmeia de Pato Branco, fornecia informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores para os ouvintes e alimentava com notícias a imprensa da capital sobre o conflito. Foi desta forma que Thomazoni assumiu, gradativamente, o papel de uma das lideranças do movimento, dando origem ao Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná, em 1962, para regularizar os títulos de posse dos pequenos agricultores.
Foi prefeito de Pato Branco e deputado estadual, bastante atuante na Assembleia Legislativa do Paraná. Deixou a política por recomendações médicas, encerrando a carreira profissional como auditor do Tribunal de Contas do Estado.
Neste momento de dor, a AERP e o SERT-PR enviam os votos de pesar e solidariedade a todos os filhos, netos, colegas de trabalho e amigos.