Como novo aumento no número de casos de dengue, Saúde estadual vai reforçar campanhas de conscientização e medidas de prevenção contra o mosquito transmissor.
por Amanda Yargas
A Secretaria de Estado da Saúde informou que vai intensificar as ações de combate à proliferação do mosquito da dengue e implementar novas medidas de controle. O anúncio foi feito nesta terça-feira depois da liberação do novo boletim da dengue, que registrou novo aumento de casos, na escala de 47%, com 3mil725 confirmações a mais do que na última semana. Mais 26 municípios entraram para a lista daqueles que tem casos autóctones, ou seja, e que a dengue foi contraída na própria cidade. Ao todo são 11mil 678 casos confirmados de dengue no estado e 2 mortes desde o início deste período epidemiológico, em primeiro de agosto de 2021.
Na próxima quarta-feira está prevista uma reunião do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue. Este vai ser o primeiro encontro presencial do comitê desde o início da pandemia.
A secretaria tem ainda uma campanha em parceria com o Sesc/PR, já em sua segunda edição chamada “Aqui o Mosquito Não Entra”. O intuito da iniciativa é conscientizar a população para evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A campanha conta com um jogo, no qual os participantes, equipes, instituições de ensino e municípios competem com a eliminação de criadouros. Os vencedores vão ser premiados após o término da campanha, que vai até o dia 30 de abril. A disputa acontece por meio do aplicativo Sesc PR. Em 2021 a iniciativa envolveu mais de 3 mil participantes em 249 municípios que juntos eliminaram cerca de 108mil e 500 focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti.