Maio Roxo é o mês da conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. Você sabia que o órgão afeta todo o funcionamento do organismo?
por Amanda Yargas
Doenças inflamatórias intestinais atingem 7 a cada 100 mil pessoas e de acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, este índice têm sofrido um aumento progressivo. Isso porque os casos estão associados com hábitos alimentares, que influenciam o tipo e a quantidade de bactérias que vivem no intestino, como aponta a nutricionista Adriana Zanardo, consultora da Jasmine Alimentos.
Segundo a nutricionista, o padrão de alimentação ocidental é caracterizado pelo alto consumo de proteínas e gorduras saturadas e um baixo consumo de vegetais, frutas e fibras. Esse desequilíbrio favorece um ambiente inflamatório, estimulando o crescimento das bactérias patogênicas ao mesmo tempo que diminui a quantidade de bactérias que fazem que fazem bem para o intestino e para saúde.
Para além de adotar uma dieta mais rica em alimentos saudáveis, a nutricionista orienta que é preciso um período de adaptação, onde é preciso evitar alimentos inflamatórios.