Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bariátrica diminui em 80% risco de problemas cardíacos em idosos

Por Jornalismo. Publicado em 11/05/2022 às 17:52.

Idosos obesos podem passar por cirurgia bariátrica. Além de serem seguras, os benefícios aumentam a expectativa de vida destes pacientes.

por Amanda Yargas

Pacientes idosos que passam por cirurgia bariátrica tem melhora na qualidade de vida, com diminuição expressiva no risco de problemas cardíacos. Uma pesquisa realizada pela Medicare seguro de saúde norteamericano, mostrou que a queda é de mais de 80% no aparecimentos de problemas do coração e do sistema circulatório em pacientes idosos obesos que passam pelo procedimento, em relação àqueles  acima do peso que não passam. Os pacientes que realizaram a redução também tiveram diminuição de 60% na mortalidade, de 79% no número de hospitalizações por doenças cardíacas, e de 80% no risco de infarto. O médico cardiologista Gustavo Lenci, explica a relação entre o sobrepeso e os impactos no coração. 

SONORA

Ele indica também quais as vantagens do procedimento para a saúde dos idosos.

SONORA

Apesar destes benefícios das cirurgias bariátricas e de um índice de sucesso de 99,7%, apenas 3 em cada 100 pacientes que poderiam passar pelo procedimento realizam a cirurgia no Brasil. O médico Caetano Marchesini, cirurgião bariátrico, avalia que ainda falta esclarecimento sobre o assunto.  

SONORA

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2019, o número de idosos obesos aumentou de 16,1% para 23%. A indicação da cirurgia bariátrica para idosos segue os mesmos critérios estabelecidos para os menores de 60 anos. Os pacientes devem ter índice de massa corporal (IMC) maior que 40 kg/m2 ou maior de 35 kg/m2 que tenham doenças associadas à obesidade como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, doenças articulares degenerativas e que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico incluindo o uso de medicamentos.