Metade das pessoas que tiveram covid ainda tem sequelas um ano depois.//
Paraná confirma mais de 2 mil casos de infecção pelo coronavírus em um único dia.//
Mais de 400 paranaenses foram atendidos em casa para fazer identidade.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
Metade das pessoas diagnosticadas com covid-19 têm sequelas depois de um ano da infecção. O estudo, da Fiocruz de Minas, identificou 23 sintomas persistentes. O mais comum é a fadiga, que é o cansaço extremo e dificuldade para realizar atividades rotineiras. Ela aparece em 35,6% dos pacientes acompanhados. Outras sequelas relatadas foram tosse (34%), dificuldade para respirar (26,5%), perda do olfato ou paladar (20,1%) e dores de cabeça (17,3%). Foram constatados ainda transtornos como trombose, insônia, ansiedade e tontura.
O Paraná confirmou mais 2mil e59 casos de covid-19 em um dia. O dado é do informe desta quarta-feira (11). Não houve mortes registradas ontem. O informe registra ainda cerca de mil e 200 casos e 8 óbitos retroativos. A média móvel de casos, subiu 61,2% em relação a 14 dias atrás e está em 1.731 casos diários, referente aos últimos 7 dias.
O serviço volante da Polícia Civil para confecção da identidade atendeu 458 paranaenses em 3 anos. Foram 318 atendimentos no interior e 140 na capital. O serviço, existe desde 1994 para favorecer pessoas que não podem ir a um posto de identificação por dificuldades de locomoção. A necessidade do serviço deve ser comprovada por declaração médica.