Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ômicron XQ: o que se sabe sobre a nova subvariante?

Por Comunicação. Publicado em 12/05/2022 às 12:02.

No Brasil, os primeiros casos foram identificados recentemente; especialista fala sobre a transmissibilidade e virulência da XQ. Confira!

Por Fernanda Nardo

O Brasil registrou recentemente os dois primeiros casos de Covid-19, em São Paulo, provocados pela subvariante XQ. De acordo com o sistema internacional de classificação de linhagens e variantes do coronavírus, a XQ já foi sequenciada 58 vezes no Reino Unido e uma vez na Holanda, sendo a data mais antiga do registro o dia 12 de fevereiro de 2022. O médico infectologista, Marcelo Ducroquet, a XQ é uma mistura das sublinhagens BA.1.1 e BA.2.

SONORA

Segundo o infectologista, ainda não é possível saber se a subvariante XQ terá maior ou menor transmissibilidade em relação às demais variantes do coronavírus ou até mesmo outras subvariantes da Ômicron, já que são poucos casos registrados.

SONORA

De acordo com Ducroquet, também não é possível afirmar sobre o grau de virulência ou agressividade da XQ, é necessário um acompanhamento para avaliar essas características. No entanto, ele destaca que a vacinação continua sendo fundamental, inclusive, para conter os impactos das novas variantes que surgem.

SONORA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que realiza o monitoramento contínuo das variantes recombinantes do coronavírus.