O Estado representará a Região Sul para a expansão das ações contra o tabagismo, que poderão ser replicadas para outras regiões. Capital sedia uma série de iniciativas que marcam o Dia Mundial Sem Tabaco.
Por Fernanda Nardo
O Estado do Paraná irá representar a Região Sul para a expansão das ações no âmbito epidemiológico e legislativo do tabagismo. O Paraná é um dos cinco estados brasileiros escolhidos para aprimorar as políticas públicas existentes para o controle do tabaco no Brasil. Para o desenvolvimento do plano de ação, começou nesta segunda-feira (23), em Curitiba, a Semana Mundial sem Tabaco 2022, que tem como tema este ano “Ajude a proteger a saúde e o Meio Ambiente. Não permita que a nicotina faça parte da sua vida!”. Até a próxima sexta-feira (27), haverá uma série de reuniões e atividades para o fortalecimento de ações para o controle do tabaco no Paraná, que deverão ser replicadas para outros estados. A semana termina em 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco, como explica o secretário estadual da Saúde, César Neves.
SONORA
Na quinta-feira (26), durante a programação, será realizada no Centro de Curitiba. Será ofertada avaliação odontológica para detecção precoce de câncer bucal, espirometrias, orientações sobre promoção da saúde, aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar e distribuição de materiais informativos. O representante da Opas, Diogo Alves, disse que as ações feitas no Estado poderão ser lavadas para outros países.
SONORA
Atualmente, 72% dos 399 municípios paranaenses contam com, ao menos, com uma equipe capacitada para o tratamento do tabagismo. O Programa de Cessação do Tabagismo é ofertado em 288 municípios do Estado. Em 2019 o projeto atendeu 10.065 usuários de tabaco; em 2020, foram 3.641 e, no ano passado, 6.475 usuários. A redução leva em conta a pandemia de Covid-19.