Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná solicita 4ª dose para pessoas com menos de 60 anos

Por Jornalismo. Publicado em 25/05/2022 às 17:15.

Secretário da Saúde do Paraná pediu mudança no Plano Nacional de Imunizações (PNI) para vacinar pessoas com menos de 60 anos com a quarta dose contra covid-19.

por Amanda Yargas

O Paraná quer vacinar contra a covid-19 com a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, pessoas com menos de 60 anos. A solicitação foi feita ao Ministério da Saúde pelo secretário estadual, César Neves, que esteve em Brasília nesta quarta-feira (25) e pediu a mudança no Programa Nacional de Imunizações (PNI) por conta do aumento de casos de coronavírus e de síndromes respiratórias.

O secretário justificou o pedido dizendo que: “Hoje a vacina é a nossa única estratégia de combate efetivo à Covid-19. Por isso, temos reforçado a importância da vacinação. Os casos têm aumentado nos últimos dias e temos que ofertar e ampliar o segundo reforço da vacinação ao maior número de pessoas”. De acordo com o sistema nacional que monitora a aplicação de vacinas,  cerca de 4,3 milhões de paranaenses não tomaram a dose de reforço e 1,3 milhão deixaram de fazer a segunda dose convencional. Apesar do atraso, o secretário considera que disponibilizar o imunizante adicional vai aumentar o número de pessoas protegidas contra a covid-19, o que é importante neste momento de transmissão mais acentuada da doença.