Cinco municípios do litoral são notificados pelo Gaema sobre destinação correta do lixo.//
Câmara Municipal de Curitiba confirma cassação de Renato Freitas.//
Receita federal libera consulta a mais um lote de restituição nesta quinta.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
O Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo) do Ministério Público alertou cinco municípios do litoral sobre a a falta de aterros sanitários adequados. Antonina, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná têm 60 dias para comunicar ao MP as providências adotadas. O Governo do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo também foram notificadas e devem auxiliar no planejamento e execução das mudanças.
A Câmara Municipal de Curitiba confirmou nesta quarta-feira, em segundo turno a cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT).Os vereadores consideraram que a participação dele em uma manifestação antirracista que acabou na Igreja do Rosário no centro da Capital configurou quebra de decoro parlamentar. Além de perder o mandato, Freitas perde também os direitos políticos por oito anos, ficando inelegível no período. Ele será substituído pela suplente Ana Júlia Ribeiro (PT).
A Receita Federal libera hoje (23), a partir das 10h, a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Mais de 4,2 milhões de contribuintes devem receber R$ 6,3 bilhões. Desse total, aproximadamente R$ 2,7 bilhões vão ser pagos a contribuintes com prioridade legal, sendo cerca de 763mil idosos e 49 mil com alguma deficiência física, mental ou doença grave e 662mil professores.