A queda nos preços dos combustíveis no estado do Paraná, conferida desde o início da semana nas bombas dos postos, surpreendeu os motoristas. No entanto, especialistas explicam o motivo da redução e que ela não está atrelada ao possível corte do ICMS.
Por Marinna Prota
O paranaense notou uma mudança no preço dos combustíveis no início desta semana. Desde o dia 23 de junho, com a aprovação da redução dos impostos federais, a gasolina e o álcool passaram a ser vendidas mais baratas nas refinarias. O economista Lucas Dezordi, afirma que a mudança deve continuar sendo sentida gradativamente.
SONORA
Os impactos nos preços seguem ainda sem contabilizar uma possível redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que continua em um impasse envolvendo o governo estadual. Como explica o economista.
SONORA
Com o repasse dos postos de combustíveis das alíquotas reduzidas nos tributos federais PIS, COFINS e CID, o preço da gasolina na capital paranaense está em média R$6,90. Mas no aplicativo Menor Preço, do governo do estado, foi possível encontrar gasolina comum sendo vendida a R$6,77.
A expectativa é de que os cortes nos impostos sejam mantidos até o fim de dezembro, podendo sofrer nova alteração após um novo mandato presidencial.