Um tipo de moeda digital e que não pode ser tocada com as mãos, as criptomoedas geram curiosidade e também especulações sobre a sua rentabilidade. Por isso, muita gente acaba investindo, sem conhecimento e caindo em golpes, cada vez mais frequentes relacionados a este ativo.
Por Marinna Prota
Não é de hoje que as criptomoedas são palco de diversos processos judiciais. O caso mais recente foi o de uma empresa curitibana, acusada de manipular este tipo de ativo prometendo rentabilidades entre 3% e 7% ao mês e que acabou dando um prejuízo de pelo menos meio bilhão de reais para seus investidores.
Por se tratar de uma modalidade relativamente nova no setor de investimentos, as criptomoedas requerem atenção, como explica o advogado Pedro Guimarães, especialista em Direito Digital.
SONORA
Os golpes mais comuns geralmente estão atrelados a ganhos fáceis.
Sendo assim, quem quer investir neste mundo precisa tomar cuidados básicos, como pesquisar a empresa, analisar seu posicionamento de mercado e investigar com outros investidores a sua procedência. No entanto, caso o acionista seja vítima de um golpe, o especialista alerta que é preciso correr contra o tempo.
SONORA