Paraná tem primeiro caso de varíola de macaco confirmado.//
Primeira-dama de município do oeste do PR morre atropelada enquanto andava de bicicleta.//
Bebê de 15 dias é salvo por policial após engasgar com leite no Noroeste.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro caso de monkeypox, conhecido como a varíola do macaco, no Paraná neste domingo. O paciente é um homem de 31 anos, morador de Curitiba e com histórico de viagem para São Paulo entre os dias 16 a 18 de junho. O caso estava sendo analisando juntamente com outros dois suspeitos, de Londrina e Cascavel, que continuam em investigação.
A primeira-dama de Nova Aurora, município do oeste do Paraná, morreu neste domingo. Conforme nota oficial, ela foi atropelada por um caminhão enquanto andava de bicicleta em Pinheiros 1, um dos bairros da cidade. Sonia Maria Brustolin de Paula tinha 59 anos. Ela trabalhava como professora e era casada com o prefeito do município, José Aparecido de Paula e Souza.
Um policial militar salvou um bebê de 15 dias, em Xambrê, Noroeste do Estado, neste final de semana. A criança estava engasgada com leite e sem conseguir respirar quando os pais pararam uma equipe de patrulhamento. Segundo o Boletim de Ocorrência, uma equipe policial em patrulhamento foi parada por um carro. O motorista aflito pediu socorro. Uma policial militar pegou a criança nos braços e realizou uma manobra de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas. Em casos de engasgos, o Corpo de Bombeiros orienta que os pais ou responsáveis liguem imediatamente para o telefone 193 para receber orientações.