Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Chegada do 5G: Aerp apoia projeto de migração do sinal das parabólicas e a distribuição gratuita de equipamentos

Por Jornalismo. Publicado em 26/07/2022 às 17:52.

Mudança de equipamentos faz parte da implementação do 5G no páis. Famílias de baixa renda vão receber kits da nova parabólica digital gratuitamente

por Amanda Yargas


430 mil famílias paranaenses vão receber um kit da nova parabólica digital e a instalação gratuitamente. A iniciativa faz parte da implementação do sistema 5G no país. E esse trabalho vai contar com o apoio da Aerp, para que a informação sobre a distribuição do kit chegue para todas as emissoras associadas, que vão levar às comunidades onde atuam. O compromisso foi firmado nesta terça-feira (26/07) entre a Siga Antenado, entidade responsável pelo apoio à população durante o processo de migração, e a Aerp.

O sistema 5G vai funcionar na Banda C, que atualmente abriga o sinal das parabólicas convencionais, entre outros serviços, como educação à distância, empresas de telefonia, canais governamentais e da aeronáutica. Para que o 5G possa operar com seu potencial total, será feita a desocupação desta faixa, com a migração destes sistemas de comunicação para a Banda Ku. 

Por isso, é necessária a migração dos usuários para a recepção do sinal das parabólicas pela nova frequência, evitando interferências do sistema 5G na recepção televisiva. A frequência desta faixa é de 10 GHz e vai entregar melhor qualidade de som e vídeo do que a frequência atual, de 3,5 GHz.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, destaca a importância do engajamento dos usuários para o avanço da troca dos equipamentos. “A mobilização da população é fundamental para a agilidade do processo, com a distribuição e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital”, afirma Leandro Guerra. “O resultado dessa operação será a implementação do sinal 5G e a geração de R$ 250 bilhões de impacto na produtividade da economia brasileira até 2035”.

Segundo a superintendente da Aerp, Ticiane Pfeiffer, o apoio da Aerp para o sucesso da troca de equipamentos junto à população ajuda a fortalecer o compromisso da Associação com o setor da radiodifusão e a sociedade. “Vamos estar juntos durante todas as etapas do processo, para que a informação pelo rádio alcance todo o público das grandes e pequenas cidades e também os vilarejos rurais”, afirmou.

Kits nova parabólica digital

Os kits distribuídos de forma gratuita para famílias de baixa renda incluem a parabólica de 60 cm, menor do que a atual, cabos e conectores, controle remoto e o receptor de banda Ku com entrada HDMI ou RCA, atendendo, assim, tanto televisores modernos, de tela plana, como antigos, de tubo. 

Para receber o equipamento, a família deve estar cadastrada em benefícios sociais do governo federal e ter atualmente uma antena parabólica em funcionamento. É necessário fazer a solicitação através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. Neste momento, apenas famílias de Curitiba estão sendo atendidas (veja o cronograma de implantação em todo Paraná no próximo tópico) e a estimativa é instalar 24 mil antenas gratuitamente na capital.

A Siga Antenado é uma entidade criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante o processo de migração da transmissão de sinal dos canais abertos de TV via parabólica. A associação é composta pelas empresas TIM, Claro e Vivo, ganhadoras do leilão do 5G e responsáveis pela implantação do sistema no Brasil. 

Migração da Banda C para Banda Ku

O processo de migração segue um cronograma definido pelo leilão do 5G. A primeira etapa são as capitais, executada até o dia 29 de agosto. A estimativa é que, em Curitiba, a faixa esteja liberada já na primeira quinzena do próximo mês. 

Até o final do ano, a migração ocorre nas cidades com mais de 500 mil habitantes, caso de Londrina, no Norte do estado. Junho de 2023 é o prazo para cidades com mais de 200 mil habitantes. São elas: Maringá, também na região Norte, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Cascavel e Foz do Iguaçu, ambas no Oeste paranaense, e São José dos Pinhais e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O prazo total para implementação no Brasil inteiro é de 4 anos. “Isso vai avançando para o interior do Paraná na medida que este projeto vai se desenvolvendo, até 2026 vamos estar com todas as cidades paranaenses com a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G”, indicou Guerra.

Serviço – Siga Antenado

Distribuição gratuita das novas parabólicas digitais – o que é preciso
-Ser cadastrado em programas sociais do governo federal
-Ter uma parabólica convencional em funcionamento

Para fazer a solicitação:
Telefone: 0800 729 2404
Site: sigaantenado.com.br