Este tipo de economia propõem novas oportunidades de negócios, trabalho colaborativo, preservação e aumento do capital natural, além de contribuições significativas para a sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Por Fernanda Nardo
A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza e que se opõe ao processo produtivo da economia linear, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. A economista Eliana Leal Ferreira explica que a economia circular ultrapassa o as ações de gestão de resíduos e de reciclagem, e engloba desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio, até a otimização da utilização de recursos.
SONORA
Eliane destaca que o atual modelo linear de produção, focado em extração, transformação, consumo e descarte, não leva em conta que os recursos naturais e energéticos são finitos. A economia circular propõem o equilíbrio entre o sistema econômico, a sociedade e o meio ambiente.
SONORA
Ela lembra que a economia circular é um esforço conjunto da sociedade.
SONORA
Segundo a economista, a economia circular é um modelo econômico, que propõem novas oportunidades de negócios, trabalho colaborativo, preservação e aumento do capital natural, além de contribuições significativas para a sustentabilidade social, econômica e ambiental.