Quase 20 mil paranaenses solicitaram o voto em trânsito para as eleições de 2022.
Por Marinna Prota
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgou que 19.700 pessoas realizaram a solicitação para participar das eleições de 2022 fora do seu domicílio de votação. O voto em trânsito permite que os eleitores previamente avisem a justiça eleitoral de que não estarão na sua cidade e que informem em qual município estarão para poder participar do pleito.
O voto em trânsito é permitido nos dois turnos e pode ser feito em cidades diferentes em cada um deles. Caso o eleitor não compareça no local indicado, deve justificar o voto. E se escolher um município fora do Paraná, só poderá votar para presidente da república, excluindo a sua participação na escolha dos representantes estaduais, como deputados, senadores e governadores.
Ainda conforme o TRE, o principal destino de quem vai votar em trânsito no estado é a cidade de Curitiba. As seções eleitorais para voto em trânsito são montadas apenas na capital e em cidades com mais de 100 mil habitantes. Depois do município curitibano, Foz do Iguaçu e Londrina tiveram as maiores procuras.