As batidas do coração garantem a nossa vida, mas rotina agitada faz com que a saúde fique em segundo plano; médico fala sobre a importância de manter o coração no ritmo certo e dá algumas dicas para ter um coração saudável. Confira!
Por Fernanda Nardo
A garantia da vida é sustentada por cada batimento cardíaco, mas com uma rotina agitada entre trabalho, afazeres domésticos, estudos, filhos, cuidar da saúde tem ficado em um plano um pouco mais distante para muitas pessoas. Em 2021, mais de 230 mil brasileiros morreram por doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). São pequenos movimentos diários que podem fazer diferença na saúde e prevenir surpresas desagradáveis. O cardiologista e professor de medicina do IDOMED, Pablo Germano, explica que sintomas como dor no peito, cansaço ao fazer pequenos esforços, palpitações e inchaço nas pernas podem ser sinais de alerta.
SONORA
De acordo com o médico cardiologista, a consulta de rotina é fundamental, pois existem algumas doenças que são assintomáticas.
SONORA
O médico destaca que para prevenir doenças cardiovasculares é preciso levar uma vida saudável e manter uma alimentação equilibrada, além de praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo.
SONORA