Brasil exporta mais de US$ 3,6 bilhões; setor é concentrado na Região Sul e movimenta a economia de pequenas cidades, inclusive, no Paraná.
Por Fernanda Nardo
A madeira é matéria-prima versátil, que acompanha a humanidade ao longo da história. A Região Sul tem 87% da área plantada com pinus no Brasil, principal gênero utilizado no processamento de madeira para multiprodutos. Em 2021, 97% das exportações brasileiras de madeira serrada de pinus saíram dos três estados do sul (SC 42%; PR 34%; RS 21%). A indústria de produtos de madeira processada mecanicamente tem um papel significativo no desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país, como destaca o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente, Abimci, Juliano Vieira de Araujo,
SONORA
Dentre os produtos de madeira sólida que mais se destacam nas exportações brasileiras, estão: compensado de coníferas, madeira serrada de coníferas, molduras, portas de madeira, madeira serrada de folhosas, pisos e pellets. De acordo com o presidente da Abimci, no Paraná, o setor movimenta a economia de cidades pequenas, gerando desenvolvimento, emprego e renda.
SONORA
Araújo pontua que com o desenvolvimento das florestas plantadas, ela vem se mostrando uma opção renovável e biodegradável, como alternativa para uma variada linha de produtos do nosso cotidiano.
SONORA
Neste mês, Curitiba se transformou na capital internacional da madeira. Até o 16 de setembro, a cidade recebe a quarta edição da Semana Internacional da Madeira (SIM), que culmina com a realização da feira da cadeia produtiva da madeira. O evento acontece no Sistema Fiep e no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. A semana reúne especialistas e empresas do setor e conta com palestras e debates, com o objetivo de estimular a discussão sobre competitividade, perspectivas e o potencial dos mercados de madeira.