Começou nesta segunda-feira (19) a Operação Mata Atlântica em Pé, ação do Ministério Público brasileiro voltada a combater o desmatamento e a recuperar áreas degradadas do bioma no país.
Por Marinna Prota
Uma ação que começou no Paraná e agora é desenvolvida simultaneamente em 17 estados do país. A Operação Mata Atlântica em Pé começou nesta segunda-feira (19) e o objetivo é combater o desmatamento e a recuperar áreas degradadas do bioma no país. A fiscalização acontece com a coordenação nacional do Ministério Público do Paraná, em conjunto com a Polícia Ambiental (Força Verde), a unidade regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto de Criminalística. Segundo o promotor de Justiça Alexandre Gaio, do MPPR, os trabalhos são iniciados através de dados coletados por entidades do setor.
SONORA
Em 2021, a Operação identificou 8.189 hectares de vegetação suprimida ilegalmente em todo o país, alcançando o montante de R$ 55 milhões em multas aplicadas – valor 70% superior às autuações de 2020. Cinco unidades da Federação acumulam 89% de todo o desmatamento identificado: Minas Gerais (9.209 ha), Bahia (4.968 ha), Paraná (3.299 ha), Mato Grosso do Sul (1.008 ha) e Santa Catarina (750 ha).
SONORA
A operação deverá ser realizada até o próximo dia 30 de setembro.