Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pacientes com doença degenerativa ocular comemoram surgimento de alternativa medicamentosa

Por Jornalismo. Publicado em 27/09/2022 às 08:31.

Um novo tipo de medicamento utilizado para conter os avanços de uma doença ocular tem sido motivo de alegria para alguns pacientes com condições específicas oftalmológicas no Paraná.

Por Marinna Prota

O surgimento de um novo remédio que promete diminuir potencialmente problemas na visão de mais de 3 milhões de brasileiros, atingidos pela Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e outras comorbidades, trouxe esperança para alguns paranaenses que convivem com a perda da visão. Oftalmologistas apresentaram durante um congresso em setembro a nova droga, que já foi liberada pelo FDA, nos Estados Unidos, o equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, mas que em solo brasileiro ainda não tem data para ser permitida.

Mesmo assim, casos como o da Cláudia Ribeiro, que é jornalista e há pelo menos 30 anos convive com uma condição oftalmológica que tem se agravado continuamente, podem ter um desfecho diferente, que seria a perda total da visão.

SONORA

De acordo com o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Carlos Augusto Moreira Neto, existem dois tipos de doenças como a da jornalista e que necessitam de tratamentos diferentes.

SONORA

A expectativa dos médicos é de que o novo medicamento chegue no Brasil em 2023, mas antes disso, o especialista alerta para que as pessoas façam sempre a prevenção.

SONORA