Especialistas pontuam que os resultados no Paraná reforçam o conservadorismo da população. Confira!
Por Fernanda Nardo
Ratinho Junior (PSD) foi reeleito governador do Paraná no primeiro turno neste domingo (2). Ratinho venceu com 69,64% dos votos. Aos 41 anos, o candidato foi deputado federal pelo Paraná por duas legislaturas. Ele também foi o segundo candidato mais jovem a ser eleito para o Governo do Paraná. Na avaliação do cientista político e professor de administração pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo Horochovski, Ratinho Junior começou a se reeleger quando montou o palanque.
SONORA
Na avaliação da analista e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral da UFPR, Luciana Panke, os resultados no Paraná reforçam o conservadorismo da população paraense.
SONORA
A Assembleia Legislativa terá uma renovação de 46% a partir do próximo ano. Das 54 vagas, 25 serão ocupadas por novos parlamentares e 29 por deputados que foram reeleitos ontem. A mudança foi menor que a registrada na eleição de 2018, quando houve uma renovação de 59%. O PSD elegeu a maior bancada da Alep. E a lista de deputados estaduais também contém uma alta proporção de aliados do governador reeleito. O deputado mais votado foi Alexandre Curi (PSD), com mais de 236 mil votos. Horochovski fala sobre a questão da reeleição de parlamentares que já ocupavam uma cadeira na Casa.
SONORA