Considerado um investimento a longo prazo, os imóveis têm se valorizado significativamente no Paraná. Curitiba registrou uma alta acima dos 10% nos últimos 12 meses.
Por Marinna Prota
O mercado imobiliário em 2022 segue a curva de crescimento prevista para o ano, de acordo com dados do Raio-X do FipeZAP+. A tendência de crescimento acompanha os cenários de 2020 e 2021, anos em que o crescimento do setor bateu recordes de aumento, chegando aos 58% de crescimento. Em 2020 foram liberados R$124 bilhões em créditos imobiliários, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). A especialista em Operações Imobiliárias da Gonzaga Imóveis, Lucia Shaicoski, afirma que este momento tem sido considerado favorável para quem pode comprar um imóvel como opção de investimento.
SONORA
No entanto, ainda de acordo com o Índice FipeZAP+, que acompanha o comportamento dos preços de venda de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras, o metro quadrado de imóveis em Curitiba acumula uma alta nos últimos 12 meses de 14,86%. Por isso, apesar de viável, o investimento requer uma certa quantia em dinheiro para a entrada para que o rendimento seja satisfatório e acima dos juros e parcelas de um financiamento.