Olha o Peixe, em Pontal do Paraná, busca fortalecer a pesca artesanal e promover o consumo consciente de pescado, aliando informação, cultura e práticas sustentáveis.
Por Fernanda Nardo
Com o intuito de fortalecer a pesca artesanal no Paraná e o consumo consciente de pescados, há quatro anos o empreendimento social Olha o Peixe, em Pontal do Paraná, é o elo que liga pescadores da região ao consumidor final. Muito mais que uma rede de venda, o Olha o Peixe, promove a cultura local, valorizando o trabalho dos pescadores e levando informações sobre as espécies de pescados e o calendário de pesca para que os consumidores tenham conhecimento da importância de uma escolha consciente, tudo isso, aliado a práticas sustentáveis, como explica o fundador e diretor executivo de empresa, Bryan Muller.
SONORA
Fazem parte do Olha o Peixe, 109 famílias do Litoral do Paraná. Bryan conta que após trabalhar três anos ao lado dos pescadores para um projeto de mestrado, foi possível identificar as suas dificuldades em comercialização, e foi a partir disso, que esta parceria teve inicio.
SONORA
Atualmente o Olha o Peixe leva os produtos aos consumidores de Curitiba e Região, empresas e consumidor final, mas também levando informação sobre as espécies do litoral, a diversidade, e também, a riqueza cultural e a atividade da pesca artesanal e seu valor.
SONORA