Mês de novembro é de conscientização sobre o diabetes e alerta para a importância em educação para os portadores da doença e também para mudança no estilo de vida.
Por Fernanda Nardo
O mês de novembro é de conscientização sobre o diabetes e alerta para a importância em educação para os portadores da doença e também para mudança no estilo de vida. A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que 10% dos adultos vivam atualmente com diabetes em todo o mundo. Quase metade delas desconhece que está nessa situação. A falta de informação é uma das razões que levaram a agência a criar o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, em parceria com a Federação Internacional de Diabetes, em 1991. O endocrinologista, Fabiano Lago, fala sobre os principais sintomas.
SONORA
O médico destaca que é necessário ampliar o acesso à educação permanente para entender a condição e a rotina diária de autocuidado para que o paciente possa manter uma vida saudável e evitar complicações.
SONORA
A diabetes tipo 1 é caracterizada pela produção insuficiente de insulina e a tipo 2 está ligada ao uso ineficaz da insulina pelo corpo. O aumento de 390% de pessoas confirmadas com a doença, ocorrido entre 1980 e 2014, é atribuído em grande parte a mais casos da diabetes tipo 2 e aos fatores que a impulsionam, como o sobrepeso e a obesidade. Neste sentido, o médico reforça a importância da prevenção.
SONORA