Projeto que prevê aumento real no Salário Mínimo Regional volta a ser debatido na Assembleia
Deputados voltam a discutir projeto sobre medicamentos à base de canabidiol
Maioria dos paranaenses vai deixar compras de Natal para última semana
As informações com Mauro Contti
A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na segunda-feira duas sessões plenárias, sendo uma ordinária e outra extraordinária. Nelas, os parlamentares voltam a debater em plenário a proposta que prevê aumento real no Salário Mínimo Regional no Estado do Paraná a partir de 2023. O projeto de lei do Poder Executivo, está pautado para ser votado em segundo turno. Com as regras aprovadas o Salário Mínimo Regional poderá ficar entre R$ 1.804 e R$ 2.071.
Também será discutido nesta segunda na Assembleia Legislativa o projeto de lei que trata do acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. O projeto deve ser votado em segundo e em terceiro turnos. As substâncias são encontradas na planta cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha. A proposição ainda aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça à emenda parlamentar apresentada antes de ir à votação em plenário.
A semana de Natal será a mais movimentada para as compras de fim de ano. Cerca de 50,7% dos paranaenses vão deixar para comprar os presentes até sete dias antes da data. Outros 23,9% irão às compras de 8 a 15 dias do Natal e 9,5% farão a compra dos presentes no mesmo dia. Os que preferem se antecipar e já começaram as compras natalinas, há mais de um mês, correspondem a 5,6% e os que vão comprar os presentes com 16 a 30 dias de antecedência somam 10,2%. Os dados são de uma sondagem feita pela Fecomércio e pelo Sebrae/PR.