Entenda sobre o tipo de câncer que Pelé estava tratando. Causas, sintomas e como realizar a prevenção e tratamento
Por Flávia Consoli
O rei do futebol, Pelé, morreu no último dia 29 de dezembro, aos 82 anos, devido à fragilização do seu estado de saúde em decorrência de um câncer de cólon. Esse tipo de câncer é o segundo que mais mata em todo o mundo, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022. Mas o que é o câncer de colon ou câncer de intestino? Dr Elge Werneck, médico oncologista clínico da Onclínicas Curitiba explica:
SONORA
O problema, quase sempre, ocorre por conta de pólipos, ou seja, lesões que surgem na parede do intestino. Quais os principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer?
SONORA
O diagnóstico precoce é muito importante para que o tratamento correto possa ser iniciado. Nos últimos anos, a medicina e a tecnologia evoluíram muito. Atualmente, existem tratamentos inovadores que melhoram a qualidade de vida do paciente e elevam as possibilidades de cura. Exames considerados “simples” também podem detectar a doença. É importante ficar atento ao surgimento de sintomas
SONORA
Pelé teve sua saúde fragilizada devido ao câncer de cólon. Uma figura mundialmente conhecida, com a doença, falando publicamente sobre seu tratamento, ajuda a destacar a importância de cuidar da saúde, e de realizar exames frequentes?
SONORA
Receber um diagnóstico de câncer de intestino é assustador, mas o oncologista, Dr. Elge Werneck, enfatiza: O câncer tem cura
SONORA
Estar atento à sua saúde, procurar ajuda médica, realizar exames de rotina devem ser prioridade. Cuide-se!