Ao prevenir a disseminação de doenças, a vacinação também evita epidemias
Por Flávia Consoli
Um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento das vacinas. Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, a imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública. E com a proximidade do início do ano letivo, escolas pedem aos pais e responsáveis que atualizem a carteira de vacinação dos estudantes. Sobre isso, a enfermeira Kátia Oliveira, especialista em vacinação, dá dicas e explicações para manter a saúde de crianças e adolescentes em dia.
SONORA
Muitos pais se perguntam: porque é tão comum as crianças adoecerem nas primeiras semanas de volta às aulas
SONORA
E não podemos esquecer que a caderneta de vacinação não é apenas para crianças. Os adolescentes também tem o direito de ter esse cuidado
SONORA
Ao prevenir a disseminação de doenças, a vacinação também evita epidemias. Por isso, é uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva. As vacinas estão disponíveis tanto no serviço público de saúde quanto na rede privada. Mas qual é a importância da vacinação na idade correta e caso passe da idade, ainda assim é importante vacinar?
SONORA
No caso do Sistema Único de Saúde (SUS), elas são oferecidas nas unidades básicas de saúde do município (UBS) e qualquer pessoa, brasileira ou não, pode ser vacinada. Para isso, basta ir à UBS mais próxima levando seus documentos pessoais e O cartão SUS. É importante apresentar, também, a sua carteira de vacinação, mas, caso não a tenha mãos, vá e se vacine mesmo assim. Quem recebe todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização tem melhor qualidade de vida e proteção a curto, médio e longo prazo. E a enfermeira Katia Oliveira deixa um recado importante:
SONORA