Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Temporada de verão no litoral gerou impacto no comércio e setor hoteleiro; “ganho de renda para a população”

Por Jornalismo. Publicado em 24/02/2023 às 14:41.

Balanço prévio após o carnaval mostra que o litoral movimentou a sua economia com shows, setor hoteleiro e vendas ambulantes.

Por Marinna Prota

A pouco menos de um mês para o fim da temporada de verão, a maior parte dos turistas já aproveitou o litoral paranaense para curtir suas férias. De acordo com informações do Governo do Estado, mais de R$ 80 milhões foram aplicados no projeto Verão Maior, que fortaleceu a contratação de profissionais para o atendimento aos turistas em áreas essenciais, como saúde, segurança e lazer.

Segundo o pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Júlio Suzuki, o efeito principal é a geração de uma onda positiva sobre a economia e o PIB, das sete cidades do litoral.

SONORA

Prova disso é que em Guaratuba, o setor hoteleiro chegou a ficar com 90% da ocupação entre o fim de 2022 e início deste ano, segundo um levantamento da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba (ACIG). A prefeitura, estima que cerca de 600 mil pessoas estiveram no município na virada do ano.

Em Matinhos e Pontal do Paraná a promoção de shows com músicos nacionais aumentou a renda de vendedoras ambulantes. De acordo com a prefeitura de Pontal, foram mais de 500 ambulantes cadastrados para atuar nas praias e balneários durante a temporada, alguns deles tiveram aumento nas vendas de até 40% em relação a temporada passada.