OMS apontou o Brasil como o quinto país mais sedentário do mundo.
Por Fernanda Nardo
O mês de março é de conscientização sobre as consequências da falta de exercícios físicos. Na ultima sexta, 10 , foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar sobre a importância da atividade física para à saúde e bem-estar. Uma pesquisa realizada pela Vital Strategies, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, revelou que a quantidade de brasileiros que afirmam fazer mais de 150 minutos de atividades físicas por semana continuou em queda – de 38,6% antes da pandemia para 30,3% no primeiro trimestre de 2022. Um dado extremamente preocupante, levando em conta que, em 2018, a OMS já apontava o Brasil como o quinto país mais sedentário do mundo, com 46% da população nesse recorte. A especialista em Fisioterapia, Christina Cepeda, afirma que existem vários exercícios simples, que podem ser praticados em casa. Ela reforça que não é preciso gastar para começar a se exercitar.
SONORA
Ela explica que os alongamentos são aliados para quem tem dores na articulação. No entanto pra quem tem dor lombar é fundamental buscar ajuda médica para que a dor não se agrave com a prática de exercício inadequada.
SONORA
A especialista destaca quais exercícios são mais recomendados para pessoas com mais dificuldades de movimentação. Ela também fala sobre os benefícios da prática física para idosos.
SONORA