Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

MP pede investigação do Tribunal de Contas em obras de Londrina

Por Comunicação. Publicado em 20/03/2023 às 13:00.

MP pede investigação do Tribunal de Contas em obras de Londrina.//
Estado assina contrato para manutenção de 24 rodovias no Oeste.//
52 denúncias de importunação sexual são por dia no Brasil.//

Com Jomar Valença

O Ministério Público pede investigação do Tribunal de Contas do Paraná das obras da trincheira na Avenida Leste Oeste com Rio Branco, em Londrina, norte do estado. O MP cita o alto valor da construção, que está 36% mais cara que o valor inicial, e os aditivos de prazo concedidos pela prefeitura. A prefeitura afirma que está cobrando agilidade da construtora. O MP também pede uma apuração sobre a sede do Samu, que demorou um ano e sete meses além do prazo definido em contrato para ser entregue.
**
O Governo do Estado assinou contratos de R$ 60 milhões para conservação de 24 rodovias no Oeste. Conforme o governo, serão atendidos 33 munícipios, beneficiando mais de 880 mil moradores por meio do programa Proconserva, totalizando 728,6 quilômetros de extensão. Serão executados serviços rotineiros, como remendos profundos e superficiais, fresagem, reperfilagem, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização horizontal.
**
O Brasil registra pelo menos 52 denúncias de importunação sexual por dia, segundo dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ao todo, foram 19.209 denúncias ao longo de 2021, balanço mais recente divulgado pelo fórum, ante 16.190 episódios no ano anterior. A importunação sexual é definida como “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”, conforme o Código Penal. O crime se difere do assédio por não existir relação hierárquica ou de subordinação entre o autor e a vítima.