Padre da Diocese de Umuarama está desaparecido
Professora protesta contra racismo em supermercado de Curitiba
Inscrições para concurso com mais de 1 mil vagas para professores no Paraná abrem nesta segunda
As informações com Mauro Contti
O padre Marciano Monteiro da Silva, pároco da Paróquia São Tomé, no município de São Tomé, no interior do Paraná, está desaparecido desde o dia 31 de março. Segundo informações da Diocese de Umuarama, antes de desaparecer, o religioso escreveu cartas nas quais informou que se ausentaria por tempo indeterminado “a fim de rezar e silenciar”. A Diocese de Umuarama entrou em contato com a família, que também não tem informações sobre a localização do padre. Na manhã deste sábado, a Diocese registrou Boletim de Ocorrência, junto à 21ª Subdivisão Policial de Cianorte.
A professora Isabel Oliveira, de 43 anos, tirou a roupa dentro de um supermercado de Curitiba, na última sexta-feira, para protestar contra racismo em uma unidade de supermercado. Segundo ela, a manifestação aconteceu depois dela ter sido perseguida por um segurança enquanto fazia compras. O protesto tomou as redes sociais no final de semana. Isabel afirma que foi até o estabelecimento para fazer compras para a Páscoa. Em certo momento, começou a reparar que um segurança a seguia. Segundo Isabel, ainda no mercado, ela ligou para a polícia para denunciar. Algumas horas após o acontecimento, foi para casa e resolveu voltar ao estabelecimento e protestar. Escreveu em seu corpo “sou uma ameaça?”. Dentro do mercado, retirou a roupa e ficou somente com as roupas íntimas, deixando a frase à mostra. Ela informou que fará um boletim de ocorrência nesta segunda-feira. Em nota, a empresa disse que apurou o caso, ouviu os funcionários e analisou as imagens de câmera de segurança. Disse ainda que não identificou indícios de abordagem indevida e que se colocou à disposição da professora.
Abrem às 10h desta segunda-feira as inscrições para um concurso público do Governo do Paraná com 1.256 vagas para professores. Está prevista a contratação de 1.109 docentes de matriz curricular e 147 de professores-pedagogos. Interessados têm até o dia 9 de maio para se inscrever, pela internet. As oportunidades estão distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação.